Eles Vêm Pra Cá Para Se Proteger...?: o Governamento das Crianças no Programa Sase do Vida Centro Humanístico em Porto Alegre/rs.

Por: Júlio César Bueno Perciúncula.

2007 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este é um estudo etnográfico realizado a partir da perspectiva pósestruturalista foucaultiana e que tem como objeto de investigação o governamento das crianças no Serviço de Atendimento Sócio Educativo (SASE) do Vida Centro Humanístico, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo da investigação é a compreensão e descrição dos modos de subjetivação que ocorrem no espaço investigado. Metodologicamente, uma preocupação central foi a de tornar possível uma aproximação da perspectiva foucaultiana ao método etnográfico, o que foi feito deslocando a base material dos significados do referente para as relações de poder. A questão central do estudo foi colocada em termos de “Como se dão as práticas de governamento no SASE investigado?”. A provável resposta a esta questão conduz por um caminho em que são considerados discursos políticos e pedagógicos que interpelam os educadores/as do espaço investigado e que dão os contornos de sua prática no governamento das crianças.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/25754

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.