Em Busca de Movimentos Ausentes Para Motricidades Emergentes: a Relação Entre Epistemologias do Sul e Motricidade Humana

Por: Carlos Nolasco.

Motricidades - v.3 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Este ensaio tem como ponto de partida o reconhecimento de que o mundo contemporâneo se encontra numa situação de ambivalência, entre perigos e possibilidades, que não só desafiam o presente como equacionam o futuro. O desporto e o gesto desportivo, como fenômenos que resultam dos contextos em que são produzidos, encontram-se necessariamente nessa ambiguidade. Partindo das Epistemologias do Sul, enquanto proposta de resgate de dimensões epistêmicas e humanas ausentes do espaço hegemônico, e apresentadas como alternativas ao esgotamento da modernidade, propõe-se uma análise crítica das dinâmicas sociais do desporto, através da operacionalizando dos conceitos de sociologia das ausências e de sociologia das emergências, sugerindo a emergência de outro desporto que vá ao encontro da perspectiva da motricidade humana na assunção da complexidade e da transcendência do gesto desportivo.

Endereço: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463.2019.v3.n3.p199-212

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.