Emergência dos conteúdos

Parte de Educação Física cultural inspiração e prática pedagógica . páginas 81 - 98

Resumo

A Educação Física cultural potencializa o contato com diversos saberes, não apenas os hegemônicos e legitimados42. Se o que se pretende é combater a ascensão do fascismo social43, não há valores e conhecimentos universais que devam ser exaltados, pois se sabe que essa condição é apenas discursiva e varia de acordo com a posição de poder de quem a enuncia. Um tema é legítimo quando emana da sociedade, o que abre caminho para que as práticas corporais pertencentes a todos os grupos sociais, independente da origem, sejam transformadas em objeto de estudo. A tematização das brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas com base na sua ocorrência social e a problematização dos significados postos em circulação, objetiva imergir os estudantes nas águas da realidade. A efetivação desse processo depende de várias outras medidas analíticas e propositivas quando se deseja que os sujeitos assumam posturas crítico-reflexivas sobre o que acontece nas diferentes esferas do tecido social (mídias, trabalho, poder público, política, lazer, etc.). As situações didáticas culturalmente orientadas não abrem mão de descrever e examinar pontos de vista a favor e contra. Cada qual sofre influências das posições de lealdade aos grupos que pretende servir. Uma vez que não existem categorias individuais de significação, liberdade ou razão, a solidariedade forma a base da análise ideológica e se constitui no fundamento da tarefa educacional (Neira, 2016).