Resumo

Objetivo: Este ensaio teórico possui objetivo de analisar a relação entre empreendedorismo e catástrofes no setor de turismo.
Método: Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados como Emerald Insight, Scopus, Spell, Springer e Web of Science. No total, 372 artigos foram encontrados e dentre eles 24 foram considerados válidos tendo em vista que relacionam as temáticas empreendedorismo e catástrofes no turismo.
Relevância/originalidade: Pesquisas sobre essas temáticas apresentam a questão da construção de nichos e resiliência. Assim, a estratégia genérica de enfoque colabora para manter as empresas ativas em meio a crises. Já a resiliência é o eixo motriz para reinventar o gerenciamento empresarial em meio às catástrofes.
Principais resultados: Percebe-se que a gestão de crises e capacitação empreendedora são as principais convergências identificadas. Inovação, vulnerabilidade empresarial para empreendedorismo e intenções empreendedoras para desastres e catástrofes são características diferenciadoras entre os dois construtos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os achados revelam avanços científicos ao indicar que mesmo em contextos adversos de catástrofes é fundamental investir em capacitações dos próprios empreendedores e da equipe para terem conhecimento para gerenciar as organizações.

 

Acessar