Emprego do Cálculo Amostral em Pesquisas Científicas de Periódicos Nacionais de Educação Física

Por: Aline Pincerato Jarrete, Amanda Christine da Silva Sponton, Hygor Nunes Araujo, Luciano Fernandes Crozara, Oscar Gutiérrez Huamaní e Rômulo Araújo Fernandes.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.16 - n.5 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O emprego equivocado da bioestatística nas pesquisas científicas implica em erros metodológicos tanto na condução quanto nas análises das mesmas. Dentre estes, a ausência do cálculo amostral, considerado primordial para validação e credibilidade dos resultados, é frequentemente encontrado. O objetivo do estudo foi verificar com que frequência o cálculo amostral é empregado nos artigos publicados em periódicos nacionais de Educação Física. Foram incluídos no estudo somente periódicos científicos nacionais classificados entre A1 e B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos quais foram analisados somente artigos originais disponíveis na íntegra e publicados no período de 2010 a 2012. Foram excluídos do estudo artigos de revisão, carta ao editor, ponto de vista e artigos originais que não realizaram nenhum tipo de análise estatística. Aproximadamente 15% dos artigos analisados realizaram cálculo amostral; não houve diferença entre as proporções destes ao longo dos anos. Observou-se diferença entre as subáreas da Educação Física (educação, saúde e esporte), sendo menor na subárea esporte (p=0,001) em relação às demais. Os periódicos classificados como B2 apresentaram maior uso do cálculo amostral em relação àqueles classificados como B1 (p=0,013) e A2 (p=0,007). O emprego do cálculo amostral em pesquisas científicas publicadas em periódicos nacionais de Educação Física no período de 2010 a 2012 não foi satisfatório, especialmente na subárea esporte. Além disso, não foi observada uma evolução do uso do cálculo amostral ao longo dos anos analisados.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2014v16n5p514

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.