Editora Supernova Gráfica. Brasil 2010. 276 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
O objetivo deste livro é fornecer elementos para compreensão do desenvolvimento histórico na realização do mais importante evento acadêmico da recreação e do lazer, no país, o Encontro Nacional de Recreação e Lazer, ENAREL, congregando pesquisadores, professores, animadores socioculturais e gestores da área.

A proposta está sendo efetivada uma vez que o evento já possui vinte e uma edições, e nunca teve uma organização responsável pelas edições, especialmente criada, como Associações ou Grupos, mas sim uma rede de profissionais do esporte recreativo e do lazer, que faz o evento ocorrer anualmente, com apoio logístico e acadêmico de órgãos de cada cidade sede, eleita a partir de propostas analisadas pela plenária das edições anteriores.

Quando o ENAREL teve seu início tratava-se de processo inéditonda realização de eventos, no país, não só na área da recreação e do lazer, mas em geral. Essa rede, e não uma organização constitui o processo de realização escolhido por seus participantes, embora muitas vezes já tenha sido discutida a formação de uma Associação formal, ou a ligação a uma já existente.

O livro procura registrar o processo de construção do ENAREL, seus pioneiros, suas edições em termos de temáticas e contribuições originais para a área, como envolvimento pedagógico de estudantes, início da sistematização de trabalhos acadêmicos da área, seus Anais, etc.

Por isso, como organizadores, fizemos uma pesquisa junto aos realizadores de cada uma das edições do evento. Todos eles, felizmente atenderam ao nosso convite, e também fizeram investigações, em seus arquivos pessoais e nas suas memórias.

Além dos capítulos sobre cada edição do evento, o livro é composto por uma análise do processo histórico de construção do ENAREL, do seu legado, a partir de depoimentos de pioneiros, professores, acadêmicos, pesquisadores profissionais em geral e animadores socioculturais, sobre as contribuições do evento nas diversas áreas, e dos seus desafios, a serem enfrentados nas próximas edições do evento.

Temos certeza, que com a ajuda de todos os participantes do livro, organizamos uma obra, que resgata, não só informações, sobre o desenvolvimento do ENAREL, na sua maioridade (21 edições já realizadas), mas sobretudo a emoção presente em cada uma das contribuições, desse evento que é sério, contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento histórico da área da Recreação e do Lazer, no país e fora dele, mas não é sisudo, uma vez que como o próprio nome diz, cada edição é um Encontro, ou “encontros”, que respeitam as diferenças teóricas e metodológicas dos participantes, e os diversos segmentos de profissionais da área, em clima de descontração e alegria.

Hélder Ferreira Isayama
Nelson Carvalho Marcellino
Organizadores
Primavera de 2010
 

Sumário

Arquivo