Resumo

INTRODUÇÃO

O Projeto de extensão “Educação Física na Baixada Fluminense: Autonomia e Construção de Conhecimento”, fomenta ações de aproximação entre a escola e a universidade, com destaque para a construção de cenários formativos no contexto do ensino da Educação Física. O projeto tem suas ações organizadas em três eixos. A Formação Docente (FD) é um deles e o presente trabalho direciona o olhar para uma de suas ações, buscando relatar a experiência do Encontro de Formação e Profissão Docente (EFPD) e levantar possíveis atravessamentos, desse Encontro, percebidos pelos alunos de 1° período da Licenciatura em Educação Física da UFRJ. Com o intuito de corroborar com a valorização da identidade, da formação, da atuação e da profissão docente. A formação docente deve ser repensada e direcionada para além da teoria e dos conteúdos aprendidos nas disciplinas dos cursos de graduação. Nóvoa (2006) e Tardif e Raymond (2000) concordam que é essencial a presença da prática nesse processo, de forma que os futuros professores tenham, em sua formação, a vivência da escola e a experiência com situações similares as que vão enfrentar ao se formar.

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