Energética e Biomecânica Como Fatores Determinantes da Performance em Natação: Atualizando o Estado da Arte.

Por: António J. Silva, Carlos Carvalho, Daniel A. Marinho, José A. Bragada, Tiago M. Barbosa e Víctor M. Reis.

Journal of Science and Medicine in Sport - v.17 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Dentre os tópicos mais atrativos da ciência da natação estão as determinantes biofísicas relacionadas à performance. O objetivo deste artigo foi atualizar o estado da arte sobre a relação entre performance, energética e biomecânica em natação competitiva. Desta forma, alguns recentes destaques são descritos: (I) a relação entre a cinemática dos segmentos (velocidade, comprimento e frequência de braçada, índice de braçada e de coordenação) e a cinemática do centro de massa do corpo (velocidade e flutuação); (II) a relação entre fatores energéticos (gasto e custo energético) e cinemática dos nadadores; e (III) a predição da performance derivada dos parâmetros expostos acima. (Trad Luiz Alexandre Nunes)

Endereço: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B82X6-4W75RYK-1&_user=10&_coverDate=05%2F05%2F2009&_rdoc=1&_fmt=high&_orig=search&_sort=d&_docanchor=&view=c&_searchStrId=1206344411&_rerunOrigin=google&_acct=C000050221&_version=1&_urlVersion=0&_us

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.