Resumo

Este artigo tem por objetivo ampliar os conhecimentos acerca das recomendações para a Educação Física Escolar, tomando por base as informações disponibilizadas pelo Sistema CONFEF/CREFs e estudo realizado anteriormente sobre a história e reconhecimento da disciplina de Educação Física em Ponta Porã e região. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, buscando-se referenciais para embasamento teórico. Justifica-se a relevância da pesquisa sobre o tema pelo fato que éfundamental compreender o papel da Educação Física na escola atualmente e buscar apresentar reflexões acerca do assunto que auxiliem na elaboração de novas propostas pedagógicas para a disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que a Educação Física em seu processo histórico, passou por várias concepções, no entanto, existem, ainda, inúmeras dificuldades a serem superadas no contexto educacional, referentes à quantidade e qualidade de materiais pedagógicos e condições de estrutura física para o desenvolvimento das aulas. Nessa trajetória, também, observa-se que o Profissional de Educação Física passou a ser reconhecido como responsável qualificado e legalmente habilitado, com competências específicas para aplicar conhecimentos com fins educativos e científicos, às possíveis formasde expressão da atividade física e do movimento humano

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