Resumo

O presente estudo objetivou determinar qual o enfoque curricular predominante no curso de licenciatura em Educação Física da UFRJ, tomando como referência central a possibilidade de dimensões curriculares distintas orientarem esse processo. O estudo busca ainda, oferecer subsídios para a formação universitária do profissional de Educação Física, que tem sido criticada, principalmente a partir da década de 80, por sua feição nitidamente tecnicista, pelo seu caráter acrítico e a-histórico. A investigação, do tipo estudo de caso, foi desenvolvida principalmente segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa. Nesse sentido procedeu-se a análise dos seguintes dados: documentos considerados mais significativos para o estudo (a Proposta Curricular da EEFD, os formulários de registro das disciplinas na UFRJ, e os programas das disciplinas); entrevistas realizadas com os professores; questionários respondidos por alunos, e observações de aulas dadas no curso. As análises dos dados apontaram uma predominância grande da dimensão técnica ou instrumental sobre a dimensão hermenêutica ou comunicativa, e principalmente, sobre a emancipadora ou crítico-reflexiva. Quanto as outras dimensões observou-se que o seu desenvolvimento está ligado muito mais a iniciativas isoladas e espontaneístas, do que a uma intenção clara e definida, caracterizadora do curso.

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