Enfoques Curriculares Predominantes no Curso de Licenciatura em Educação Física da Ufrj.

Por: .

181 páginas. 1995 11/04/1995

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou determinar qual o enfoque curricular predominante no curso de licenciatura em Educação Física da UFRJ, tomando como referência central a possibilidade de dimensões curriculares distintas orientarem esse processo. O estudo busca ainda, oferecer subsídios para a formação universitária do profissional de Educação Física, que tem sido criticada, principalmente a partir da década de 80, por sua feição nitidamente tecnicista, pelo seu caráter acrítico e a-histórico. A investigação, do tipo estudo de caso, foi desenvolvida principalmente segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa. Nesse sentido procedeu-se a análise dos seguintes dados: documentos considerados mais significativos para o estudo (a Proposta Curricular da EEFD, os formulários de registro das disciplinas na UFRJ, e os programas das disciplinas); entrevistas realizadas com os professores; questionários respondidos por alunos, e observações de aulas dadas no curso. As análises dos dados apontaram uma predominância grande da dimensão técnica ou instrumental sobre a dimensão hermenêutica ou comunicativa, e principalmente, sobre a emancipadora ou crítico-reflexiva. Quanto as outras dimensões observou-se que o seu desenvolvimento está ligado muito mais a iniciativas isoladas e espontaneístas, do que a uma intenção clara e definida, caracterizadora do curso.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=743&listaDetalhes%5B%5D=743&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.