Editora MEC. Brasil 2005. 180 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Prezados(as) Educadores(as),

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial, apresenta aos gestores e educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade a coletânea de textos que expressa o pensamento filosófico, político, jurídico, cultural, que tem sido produzido a respeito da transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo.

Algumas razões motivaram a produção desse material. Entre elas, ressalta-se a compreensão de que a formação de educadores e gestores, sendo um processo permanente, que se dá no cotidiano escolar, precisa ser alimentada com subsídios teóricoconceituais que permitam a estes profissionais a ressignificação de suas reflexões e prática pedagógica.

Essa coletânea se constitui de depoimentos, relatos de experiências, pesquisas elaboradas por profissionais reconhecidos no meio acadêmico, pessoas envolvidas no movimento da inclusão que vêm desenvolvendo olhares que se entrecruzam ao encontro de uma escola que acolha a todos

Desejamos que este material, entre tantos outros, represente uma possibilidade de gestores e educadores compartilharem seus saberes, discutirem suas idéias, reflexões, (re)construindo percursos e dando seguimento a proposta de disseminação da educação inclusiva nos municípios brasileiros.

Estaremos juntos, nos próximos cinco dias, participando do II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores, que possibilitará um momento de inclusão e troca de experiências. Esperamos expandir as relações entre os municípios, estados e o governo federal validando e redimensionado as políticas públicas fundamentadas na diversidade.

PROFª CLÁUDIA DUTRA

Secretária de Educação Especial Ministério da Educação

Sumário

Arquivo