Ensinando Práticas Corporais de Origem Afrobrasileira e Africana na Educação Física Escolar

Por: Arestides Joaquim Macamo, e Naiade Azevedo.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

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Resumo

Analisamos aspectos da experiência de ensino em educação física escolar, numa turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal, no período de setembro a dezembro de 2012. Procuramos analisar o trato pedagógico dos conteúdos relacionados a implementação da lei 10.639/03, atenta às desigualdades, contemplando a cultura Afro-Brasileira e Africana. Para tal dividimos a nossa intervenção em três categorias: (1) danças de Moçambique e Angola, Marrabenta e Kuduro, (2) o navio negreiro e as condições desumanas de transporte dos escravos e (3) resistência escrava no Brasil, incluindo a situação atual do negro. Percebemos grande interesse e participação nas atividades desenvolvidas, pois pareceu se iniciar uma compreensão do corpo como uma construção histórico–social.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5508

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