Resumo

O presente estudo examinou as representações de uma professora de Educação Física e seus alunos sobre as dificuldades percebidas e as estratégias pedagógicas implementa-das durante a primeira experiência de aplicação do Modelo de Educação Desportiva. Parti-ciparam no estudo uma professora com 23 anos de experiência e uma turma completa do 5.º ano (6 raparigas e 15 rapazes). A recolha de dados contemplou os relatos sistemáticos da professora (diário reflexivo e diário da unidade didática) e as perceções dos alunos colhidas em entrevistas de grupo semiestruturadas. Os dados foram analisados seguindo os métodos indutivo e da comparação constante. O desajustamento inicial do planeamen-to das tarefas ao ritmo de resposta dos alunos e a tendência de centralizar os processos de ensino constituíram os principais constrangimentos sentidos pela professora. O seu elevado conhecimento pedagógico do conteúdo permitiu-lhe agilizar o ajustamento da di-nâmica, estrutura e conteúdo das tarefas às exigências de uma participação mais ativa dos estudantes na construção das aprendizagens. As estratégias implementadas de ensino indireto e de responsabilização dos alunos facilitou o entrelaçamento do sistema instrucio-nal com o sistema social dos alunos, conferindo espaço ao debate e problematização das aprendizagens. A autenticidade do contexto educativo criado incrementou a cooperação, a inclusão, o entusiasmo e o comprometimento pelas práticas

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