Ensinar Para Compreensão: Proposta de Uma Fundamentação Teórica Para a Educação Física Escolar

Por: Rodrigo Luiz Vecchi.

2006 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Um determinado conhecimento é considerado compreendido por alguém quando pode ser transformado e adaptado em situações diferenciadas. Esta premissa é transmitida pela teoria “Teaching for Understanding” (TFU), que vem sendo estudada e aplicada cada vez mais em situações de aprendizagem, cuja criação se deu em 1988, pelo projeto Zero, na Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard.
Com o interesse de avaliar como são desenvolvidas as aulas de Educação Física nas instituições que utilizam essa teoria na fundamentação do seu ensino, analisamos, primeiramente, três escolas da Argentina. Através de entrevistas e observações buscamos detectar como essas aulas estão inseridas nas propostas pautadas pelo EpC. A partir deste diagnóstico, buscamos no Brasil analisar as escolas que fundamentam seu plano curricular nessa teoria, identificando até que ponto as propostas de Educação Física estão conectadas com os princípios que ela determina. Em Salvador, local onde encontramos sete escolas com o perfil supramencionado, pudemos constatar a mesma situação encontrada em Buenos Aires, ou seja, a Educação Física escolar extremamente distante das discussões teóricas. Já em São Paulo encontramos uma escola na qual o EpC fundamenta seu processo de ensino-aprendizagem, inclusive na área da Educação Física. Optamos, assim, estudar esta instituição através de um estudo de caso. Após uma análise interpretativa dos discursos dos sujeitos entrevistados (cinco professores, dois estagiários e um coordenador da área de Educação Física); de duas reuniões coletivas de área; de aulas observadas, mais informações documentais, pudemos constatar aspectos que aproximam a Educação Física desenvolvida nessa instituição, com as características do EpC. Esses aspectos estão presentes desde o planejamento do ensino que é composto por elementos da teoria, até as reflexões com os alunos relacionadas à compreensão do conhecimento. Essa pesquisa ainda se propôs apontar diretrizes para o desenvolvimento de aulas de Educação Física fundamentadas no EpC, apresentando aspectos importantes a serem refletidos tanto pela escola como pelos professores que utilizam a teoria.

Endereço: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2006_002_rodrigo.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.