Ensino-aprendizagem e Treinamento dos Comportamentos Tático-técnicos no Futebol

Por: Isabel Mesquita, Israel Costa, Julio Garganta, e Varley Costa.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.9 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A evolução do nível tático-técnico no Futebol passa, inevitavelmente, por processos de ensino-aprendizagem e treinamento cada vez mais ajustados às exigências da modalidade e às necessidades de aperfeiçoamento dos praticantes. O jogo de Futebol é algo construído pelo Homem e, logo, dependente de valores culturais concretos. O ponto de vista sustentado no presente artigo concebe duas vertentes complementares: ensinar a jogar o jogo com o objetivo de transmitir valores culturais e educativos, e, paralelamente, perseguir o propósito de provocar melhorias no desempenho. Levando em consideração essas vertentes, neste trabalho são apresentados subsídios a propósito de aspectos táticos e técnicos considerados estruturantes na formação dos praticantes. Para tal, foram revisados artigos com essa temática que apresentam impacto internacional definido pelo Qualis da Capes. Os processos de ensino-aprendizagem e treinamento aqui referenciados têm como eixo norteador os praticantes, nomeadamente no que diz respeito as suas experiências, bem como aos processos volitivos e de maturação. Deste modo, advoga-se que os aspectos cognitivos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem se revestem de significativa importância nas fases iniciais da prática. Além disso, pressupõe-se que durante a evolução, nas diferentes fases de rendimento, tanto o conhecimento quanto a habilidade dos praticantes vão se desenvolvendo à medida que as experiências são adquiridas, propiciando o aperfeiçoamento dos comportamentos técnicos e táticos inerentes ao jogo de Futebol.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3478

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.