Ensino do Atletismo na Escola: Problematização e Intervenção do Conteúdo Teórico-prático

Por: Larissa Casanova Lara Fernandes.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Propiciar a vivência da prática de atletismo no âmbito escolar para crianças de 9 a 10 anos de idade em São João del-Rei-MG. Problematizar o conteúdo de atletismo e ressaltar as práticas esportivas na escola.

Métodos e resultados:
O atletismo é considerado como base para as demais práticas esportivas. Sabendo disso, esse estudo propõe a vivência desse esporte no âmbito escolar entre crianças do 4º ano na Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto na cidade de São João del-Rei. As intervenções eram feitas uma vez por semana e compreendia os seguintes temas: apresentação/introdução do atletismo, corridas variadas, corridas de revezamento, corridas com obstáculos, saltos em distância, saltos em altura e arremesso de peso. Os resultados foram considerados satisfatórios, na medida em que pode-se observar o interesse por parte dos alunos quanto ao conteúdo e um bom desenvolvimento das atividades propostas, que em certos momentos foram feitas por meio de jogos e brincadeiras para proporcionar maior interesse e dedicação do aluno.

Conclusão:
Apesar das dificuldades (espaço físico, material) relacionadas ao ensino do atletismo na escola é necessário despertar nas crianças o gosto por seus movimentos, além de explorar as habilidades motoras por meio de jogos pré-desportivos.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.