Resumo

A presente pesquisa discorre sobre o ensino da dança em espaços não-formais de ensino, através do relato de experiência em um projeto social. Para isso, traçamos como objetivos: descrever os benefícios da dança; e registrar a importância do profissional de Educação Física em espaços não-formais de ensino. No que diz respeito aos processos metodológicos esclarecemos que esta pesquisa é de natureza qualitativa, e de narrativa autobiográfica. Ademais, em relação ao projeto social, este era gratuito e aberto, e sem definição de idade e/ou gênero, também somava as suas vivências os saberes da cultura popular, visto que o mesmo realizava festas temáticas, como o carnaval, festa junina e natal, valorizando assim a cultura local; e em que os próprios participantes eram coautores da organização dos eventos. Justifica-se a importância da dança e da atuação do licenciado em espaços não-formais de ensino como forma de uma educação continuada da cultura corporal de movimento. Destacamos que a dança realizada em espaços não-formais de ensino contribui de maneira significativa para o processo de interação social entre diferentes grupos com faixas etárias sociais diversificadas. O qual podemos afirmar que também se constitui como um prolongamento do perpasse de conhecimentos já aprendidos na escola.

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