Ensino da História e Cultura Afro-brasileira Por Meio do Atletismo: Contribuições de Um Curso de Extensão à Distância Para Professores de Educação Física

Por: Eduardo Vinícius Mot a e Silva.

137 páginas. 2016 18/01/2016

Send to Kindle


Resumo

A publicação da Lei nº 10.639/03 que incluiu o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica trouxe consigo um grande desafio para a Educação Física. Tendo em vista que, por conta da história de seu desenvolvimento, o Atletismo apresenta uma grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira, desenvolveu-se, nesta pesquisa, uma proposta de curso de extensão a distância, baseado na Plataforma Moodle, voltado à capacitação de professores de Educação Física. Assim sendo, o objetivo desta tese foi produzir, implementar e avaliar as contribuições deste curso para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física na Educação Básica e na formação de professores de Educação Física. Para isto, fez-se a opção pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a qual se subdividiu nas seguintes fases: 1 - levantamento de dados bibliográficos necessários para a seleção/elaboração dos materiais didáticos; 2 – elaboração na Plataforma Moodle; 3 – desenvolvimento e 4 - avaliação. Para a avaliação deste processo, além dos registros disponibilizados pela própria Plataforma Moodle, foi elaborado um questionário aberto composto por cinco perguntas, aplicado aos cursistas concluintes.

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/136220

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.