Ensino de Dança em Programas Nacionais no Brasil e Portugal

Por: Adriana de Faria Gehres, Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro, e Maria João Alves.

Movimento - v.23 - n.2 - 2017

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Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os fundamentos do ensino da dança (GEHRES, 2008) nos programas nacionais do Brasil e de Portugal. No Brasil, selecionamos os Parâmetros e Orientações Curriculares em Educação Física e em Arte; em Portugal, os Programas de Educação Física e a Proposta alternativa para o ensino da dança no ensino fundamental II. Levando em conta o objetivo da pesquisa, optamos por realizar uma investigação filosófica do tipo analítica que, como nos diz Thomas e Nelson (2002), visa à investigação crítica, ao estudo dos fatos e à síntese das variáveis, procurando analisar o material existente a partir um modelo teórico viável. A investigação dos documentos orientadores dos dois países revelou a predominância em ambos os países de propostas subjetivistas. Contudo, foi observado que Portugal e Brasil divergiam no privilégio ao objetivismo em Portugal e ao interacionismo no Brasil.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64767

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