Resumo

O PII é um legado da candidatura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, sendo elaborado em conjunto pelo UK Sport, em parceria com o British Council e UNICEF, com o apoio da Youth Sport Trust e a Right to Play (INTERNATIONAL INSPIRATION, 2015). Por meio de parcerias locais para a sua materialização, propõe a utilização do esporte como uma ferramenta educacional para transformar a vida de milhões de crianças e jovens de escolas e comunidades, em todo o mundo, particularmente nos países em desenvolvimento e, discutindo questões ligadas à liderança, à cidadania e à responsabilidade social (BRITISH COUNCIL, 2007; INTERNATIONAL INSPIRATION, 2015). A proposta do presente estudo foi analisar o processo de materialização do Programa Inspiração Internacional (PII) em escolas inglesas, considerando a compreensão desta, acerca do ensino do esporte orientado pela educação intercultural. De forma mais específica, reconhecer a concepção do ensino intercultural presente no processo de implementação do PII; conhecer o processo de materialização do PII em escolas públicas da Inglaterra; Para responder nossas indagações, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativodescritiva com referência na hermenêutica dialética, caracterizada como bibliográfica documental, com inserção no campo através de entrevista semiestruturadas (MINAYO, 2010) com cinco professores/tutores de escolas inglesas situadas no condado de Nottinghamshire. Na fase de tratamento e análise de dados usamos a análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas (BARDIN, 2011).

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