Resumo

Introdução: Este relato de experiência aborda a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino dos Jogos/Esportes de Bola com os Pés de forma ampliada nas aulas de Educação Física escolar, buscando uma ressignificação através da utilização do Fútbol Callejero com inspirações no Sport Education. Objetivo: Ensinar o esporte enquanto fenômeno sociocultural de nossa sociedade, valorizando sua amplitude de saberes (conceitual, procedimental e atitudinal), utilizando os princípios de uma educação popular e transformadora, através do Fútbol Callejero. Desenvolvimento: Foram realizados oito encontros semanais (dezesseis aulas) com 35 estudantes de escola pública (período integral) de uma turma de 1º Ano do Ensino Médio. Foram abordados Jogos/Esportes de Bola com os Pés com temáticas relacionadas a participação, inclusão, diversidade, equidade, aspectos táticos e técnicos. Os estudantes vivenciaram modalidades adaptadas ao Futebol, Futebol de Areia, Golzinho, Futebol de Cegos, Futsal, Rush Goalie e Futebol Society. A dinâmica da aula era baseada na concepção de equipes mistas, ausência da figura do árbitro, função do mediador, jogos em três tempos, aplicação dos pilares respeito, cooperação e solidariedade como critérios de pontuação. Durante a sequência didática foram inseridas contribuições do Sport Education, como a Filiação, o desempenho de funções (Atleta, Mediador, Fotógrafo, Cinegrafista e Jornalista) e a divisão da turma em quatro equipes, que vivenciaram um Festival Callejero. Utilizamos as Tecnologias de Informação e Comunicação, com contas no Instagram, site específico e WhatsApp. Avaliações foram feitas a partir de questionários, autoavaliação (individual e coletiva) e quiz (evento culminante). Sugestões: Fútbol Callejero é uma possibilidade de ensino centrada nos estudantes, que pode propiciar uma aprendizagem significativa, para além do fazer, incentivando a cooperação, respeito, solidariedade, ética e protagonismo. A utilização de ferramentas digitais é uma forma de aproximar o ensino da realidade dos estudantes, favorecendo a integração, o diálogo e a busca por conhecimento

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