Ensino e Aprendizagem da Natação Para Crianças com Deficiência Visual

Por: Edison Duarte, Geovane Silva Ramirez, José Júlio Gavião de Almeida e Maria Luíza Tanure Alves.

Conexões - v.15 - n.2 - 2017

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Resumo

Inicialmente, o esporte adaptado era pensado e praticado como uma forma de reabilitação para pessoas com deficiência, hoje em dia apresenta diferentes objetivos, como recreação, reabilitação, educação e alto rendimento. Neste contexto, este estudo visou revisar estudos brasileiros focados em métodos de ensino da natação para crianças com deficiência visual. Desta forma, o objetivo principal foi compilar os resultados alcançados neste campo, possibilitando o reconhecimento do seu status e evolução, servindo como base para profissionais e pesquisadores da área. Foram utilizadas palavras-chaves e suas variações (ensino, aprendizagem, natação, deficiência visual e criança) nas bases de dados eletrônicos: Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), e SCOPUS, e foram considerados artigos, livros, monografias, dissertações e teses publicadas de junho de 2006 até junho de 2016, desconsiderando uma data inicial. Os resultados demonstraram escassez literária no que diz respeito ao tema em questão, mostrando a necessidade de realizar mais pesquisas referentes ao tema. Foram identificados três estudos que se adequaram nesta pesquisa. Estes mostraram efetividade no ensino-aprendizagem da natação para crianças com deficiência visual, atribuindo melhorias às crianças participantes em diversos aspectos, tais como: aspectos físicos e psicomotores, emocionais e cognitivos, e intelectuais e sócio afetivos.

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648271

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