Ensino de Lutas na Escola, Um Meio de Educação

Por: Arthur Davis Angelo, Cristiane Guieiro Guimaraes, Gabrielle Batista Fonfis, Lorrainie Caroline Camelo e Lucas Xavier Lopes.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

As lutas passaram a ser um assunto discutido na mídia e trazido pelos alunos para a sala de aula. Com o objetivo de atender a este conteúdo da Educação Física Escolar e também dialogar com a realidade dos alunos, o jiu-jítsu foi trabalhado com alunos do 3ºAno do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Minas Gerais. A escolha desta luta específica se deu pela proximidade da professora com este estilo de luta e devido sua repercussão na mídia, pois como Junior (2006) apresenta o “jiu-jitsu tem forte aceitação popular devido a presença de vários praticantes em torneios profissionais de ‘vale tudo’”. Na elaboração desta unidade didática fomos de encontro ao que Gomes (2008) apresenta, ao dizer que em um contexto educacional “um dos objetivos do ensino das Lutas é proporcionar aos alunos a vivência e conhecimento do fenômeno e suas manifestações”. Além disso, dialogamos com os conteúdos da cultura corporal de movimento que dizem respeito aos conhecimentos sobre o corpo que tem por finalidade explicitar a auto-conquista obtida pelos alunos mediante as práticas corporais, de forma a fazer com que o aluno compreenda o seu corpo como um organismo integrado ao meio físico e cultural.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5656

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.