Integra

          O objetivo de texto é compartilhar com a comunidade do CEV uma visão pessoal acerca da continuidade do calendário letivo dos cursos do IFSULDEMINAS – campus Muzambinho, de forma remota. Os 8 campi do Instituto decidiram interromper as atividades presenciais na noite do dia 16 de março, acompanhando a ação da totalidade dos IFs e UFs brasileiros, em decorrência do avanço do COVID 19 no país. A necessidade de isolamento social para evitar o crescimento descontrolado do contágio justificou a medida. Os gestores optaram pela continuidade do calendário letivo de forma remota a partir do dia 23 de março, ficando os dias 18 a 20 reservados para a organização das aulas a serem postadas na plataforma moodle e orientações aos docentes e discentes sobre o reinício dos trabalhos. Também foi feito um diagnóstico da condição de acesso à internet e equipamentos disponíveis com os cerca de 2300 estudantes matriculados no campus Muzambinho em cursos superiores, integrados e subsequentes. O diagnóstico identificou cerca de 180 estudantes sem acesso ou equipamentos adequados e aproximadamente 500 com acesso por celular e internet 3G. Para esses, foram viabilizadas (ainda está sendo) alternativas como: empréstimo de netbooks e tablets (cerca de 200 unidades) e uma bolsa internet (custeada pela reitoria) no valor de R$ 50 reais, por 6 meses. Cabe pontuar que Muzambinho fica no Sul de Minas Gerais, numa região montanhosa (serra da Mantiqueira) e atende alunos majoritariamento das cidades do seu entorno, em sua maioria com populações entre 10 e 25 mil habitantes, com economia de base agrícola; uma parte da clientela mora na zona rural, em áreas cujo acesso à internet é precário. Além disso, os planos disponíveis não comportam adequadamente uma alta demanda de uso. Trata-se de uma problemática a ser pontuada.

Aos docentes foi ofertado um treinamento para uso da plataforma moodle, bem como orientações legais e respostas a dúvidas surgidas ao longo do processo. Cabe pontuar que o campus tem uma longa experiência com cursos EaD, pois desde o início da década de 2010 oferece cursos na modalidade, de forma que para uma parte significativa dos docentes a experiência, ainda que em novos termos, não era uma novidade. Outra parte tinha alguma vivência com Cursos Abertos Online Massivos (MOOC), bem como com o google classroom. Nesse período de experiência muitos docentes “descobriram” a possibilidade de ministrarem aulas por meio do zoom ou google hangouts meet.

O planejamento previa uma experiência de duas semanas para reavaliação. Após o período houve a avaliação majoritária de que era necessário um novo período de trabalho para que uma decisão mais balizada pudesse ser tomada, considerando também as perspectivas de futuro em relação à pandemia. A nova avaliação seria tomada ao final do mês de abril. Algumas questões serão tratadas na parte 2 do texto:

Como foi a adesão dos estudantes ao ensino remoto? Como os docentes lidaram com as dificuldades surgidas? Como tratar das “aulas práticas” previstas nos PPCs dos cursos? Quais estratégias utilizadas para manter a motivação dos estudantes?

Em breve responderemos a essas questões.