Ensino Superior: o Momento Crítico

Por: Charles Soulié, Christophe Charle, Christophe Gaubert e Luigi Del Buono.

Educação e Sociedade - v.25 - n.88 - 2004

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Resumo

Com a aplicação da reforma dita do "LMD" (Licence, Master, Doctorat), as universidades francesas iniciaram um processo que, segundo seus idealizadores, vai facilitar a harmonização dos currículos europeus e a mobilidade internacional dos estudantes. Ora, uma análise mais aprofundada revela que essa reforma é norteada por outras lógicas que favorecem mais particularmente o desenvolvimento da concorrência entre estabelecimentos e uma maior "mercadorização" do ensino superior. Com essa reforma, a preocupação pela democratização do ensino superior parece ter completamente desaparecido e o lugar concedido a uma pesquisa livre e autônoma - que, entretanto, está na própria base da idéia de universidade -, parece ter sido reduzido ao estrito mínimo, em virtude, entre outras coisas, do desenvolvimento de uma concepção utilitarista e mercantil tanto do ensino como da pesquisa.

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