Entendimentos de Professoras Unidocentes Sobre o Tema Saúde: Apontamentos Frente à Formação Inicial/continuada, Planos de Estudos e Planejamentos Docentes em Uma Escola Estadual do Rs

Por: Rhenan Ferraz de Jesus e Rosalvo Luis Sawitzki.

Conexões - v.13 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo


Neste estudo pretendeu-se estabelecer um paralelo entre os planos de estudos de uma escola e os planejamentos unidocentes nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, buscando averiguar se os professores trabalham, em seus planejamentos, a temática Saúde sob a ótica do que está previsto nesses planos de estudos. Sendo assim, constituiu-se uma investigação descritiva qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, dividida em quatro etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) autorização Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e consentimento da Direção da escola e professores; 3) análise documental; e 4) aplicação de questionário. Utilizou-se uma técnica de organização de dados e análise descritiva. Pelos resultados das análises, foi possível identificar a existência de conteúdos relacionados à Saúde nos Anos Iniciais, sendo notório que esses documentos trazem uma abordagem e entendimento por Saúde de uma maneira ampla e abrangente, ainda que, predominantemente, ao enfoque biológico. Entende-se haver a necessidade de uma reformulação nos planejamentos de ensino dos professores e dos planos de estudos da escola para trabalhar a Saúde em uma perspectiva mais abrangente e educativa, considerando todos os aspectos do contexto do aluno.
 

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643433

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.