Entre a Composição e a Tarefa: Estudo de Caso Sobre a Inserção da Educação Física em Um Serviço de Saúde Mental

Por: , José Geraldo Soares Damico e Luiz Alberto dos Santos Ferreira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.2 - 2017

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Resumo

Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do "lado de fora" dos serviços.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000200176&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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