Entre a França e o Brasil: Criação, Circulação e Apropriações do Método Francês de Educação Física (1931-1960)

Por: Marcela Bruschi.

327 páginas. 2019 30/10/2019

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Resumo

Este trabalho objetiva compreender o processo de constituição do Método Francês na França e os aspectos de sua circulação no Brasil. Caminha em busca das estratégias e das táticas que permitiram esse modelo adentar o Brasil e forjar a Educação Física. Dialoga com os preceitos da História Cultural (BLOCH, 2001; CHARTIER, 2002; CERTEAU, 1982, 1994) e da Micro-História italiana (GINZBURG, 1991, 1999, 2002a, 2002b) para pensar questões que envolvem: diálogos com a produção nacional e internacional sobre os aspectos da criação do Método Francês e a sua introdução no Brasil; interlocuções com o movimento da Escola Nova na Europa e suas interfaces com a Educação Física na França; o processo de criação do Método Francês e a estratégia do seu ecletismo; aspectos da sua chegada, desenvolvimento e difusão no Brasil; formação de professores de Educação Física; e experiências de escolarização com o Método Francês. O corpus documental se constitui de fontes localizadas na França e no Brasil, decretos, circulares, manuais, impressos, livros, documentos militares, documentos oficiais de cursos de formação de professores, dentre outros. Considera que a constituição do Método Francês envolveu estratégias e táticas para se criar um método considerado nacional na França, assumindo o ecletismo para determinar o lugar de poder da École de Joinville-le-Pont, incorporando saberes e práticas dos demais métodos e sistemas de Educação Física em circulação na França e na Europa: o Método Sueco, o Método Natural, os esportes ingleses, o sistema de Georges Demeny. Sabiamente, também incorpora os novos anseios educacionais da Escola Nova e dos demais entusiastas que lutavam por uma Educação Física mais moderna. Sua difusão no Brasil também é entendida, de forma estratégica e tática, relacionada com as novas perspectivas educacionais do movimento escolanovista, com anseios nacionalistas e com sentimentos de brasilidade. Ao mesmo tempo, projetava maior qualificação profissional aos professores de Educação Física, sujeitos que foram capazes de operar novos usos com o modelo em circulação.

Endereço: http://www.educacaofisica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEF/detalhes-da-tese?id=13093

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