Entre a Fúria e a Loucura: Análise de Duas Formas de Torcer Pelo Botafogo de Futebol e Regatas

Por: Isabella Trindade Menezes.

214 páginas. Drible de Letra. 2017

Send to Kindle


Sobre a Obra

Este trabalho se enquadra no campo dos estudos sobre futebol e as relações sociais presentes no campo esportivo, mais especificamente, a relação entre as diferentes representações acerca de ser torcedor do Botafogo Futebol e Regatas. O recorte realizado para análise é o estudo de caso de duas torcidas, ou grupos de torcedores do já referido time, a torcida organizada Fúria Jovem do Botafogo e o movimento Loucos pelo Botafogo.
A abordagem do objeto de estudo tem como pressuposto uma análise multidisciplinar, ou seja, far-se-á uma análise das questões propostas a partir da interface com várias áreas do conhecimento: História, Ciências Sociais, Antropologia, Memória Social e os Estudos da Linguagem.
Quando chegamos a um estádio de futebol, notamos, na arquibancada de qualquer time, uma divisão espacial entre os diferentes grupos que ali estão. Essa organização dos torcedores não tem nada de natural. Ela é produzida, apropriada e reapropriada em práticas quotidianas das torcidas. Ou seja, os indivíduos se agrupam de acordo com concepções e com sentidos de pertencimento relacionados ao que significa ser torcedor.

Endereço: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/entre-a-furia-e-a-loucura-analise-de-duas-formas-de-torcer-pelo-botafogo-futebol-e-regatas/

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.