Entre a História e a Memória: Um Resgate da Trajetória do Curso de Educação Física da Unemat

Por: Dominique Stefany Gomes dos Santos, Filemon Rodrigues de Lourdes, Kleber Tuxen Carneiro, Lilian Rodrigues Moretti, Miriam Katiuscia Ribeiro Basto, e .
Send to Kindle


Resumo

A preservação dos registros da memória individual e dos aferentes da memória coletiva são essenciais para consolidação e expansão de uma memória institucional (HALBWACHS, 1990). Pois bem, face a essa conjectura, resolvemos nos lançar, ou melhor, empreender uma investigação cujo objetivo fora resgatar, descrever e registrar a história (aspectos mnemônicos) do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pretende-se assim, transformar as reminiscências (difusas) individuais dos autores/atores que instituíram o curso, com os elementos e “representações” da memória social, para que os mesmos atuem como “afluentes” e formas de registro da memória institucional. A fim de que o tempo, com sua marca inexorável, não dissolva ou extinga um conteúdo histórico tão importante para identidade de uma instituição formativa, notadamente quando essa se trata da única universidade estadual existente

Endereço: http://www.unicamp.br/unicamp/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.