Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do educador do primeiro ano do Ensino Fundamental que está atuando no processo de formação e desenvolvimento da criança de seis anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada em autores da infância, mas principalmente em algumas leituras wallonianas e reichianas pela visão sistêmica adotada pelos teóricos na compreensão da criança. Sob a ótica da integralidade foi possível refletir as seguintes inquietações: Qual tem sido o eixo da prática pedagógica do primeiro ano? Que tipo de atividades estão sendo vivenciadas pelas crianças? Como é a organização da rotina do primeiro ano em relação à dimensão corporal da lúdica? Será que as necessidades da criança estão sendo atendidas? E a infância está sendo vivenciada em sua plenitude? A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas da rede municipal da cidade de São João del-Rei/MG. A prática de duas professoras se constituiu como foco da pesquisa; além da aplicação de questionários, entrevistas, fotos, a observação se sobressai como principal instrumento metodológico adotado neste estudo. Através desta foi possível contrastar duas práticas, justificando a importância dos elementos corporais e lúdicos nas vivências pedagógicas da criança do primeiro. A análise das práticas pedagógicas nos aponta o processo de aceleramento da alfabetização que tem ocorrido nesta fase de ensino, o que levou as professoras a focarem no aspecto cognitivo, afastando de suas práticas o exercício da corporeidade e da ludicidade. No entanto, afastando-se esses elementos do ambiente pedagógico, esta criança tem seu direito de brincar e viver a infância em sua plenitude ameaçado, ficando então dividida entre o prazer e a obrigação, entre estudar e brincar, que deveriam ser atividades integradas em sua vivência, já que ambas são importantes para seu desenvolvimento integral. 

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