Resumo

Este trabalho pretende compartilhar um pouco da pesquisa de dança e circo junto ao objeto cênico de forma tetraédrica, criado pela autora e denominado Tetraéreo. Iniciado em 2013, este estudo começou nos Estados Unidos e já possuiu diversos formatos. Primeiramente, foi investigado sob o contexto da Teoria das Harmonias Espaciais labanianas e apresentado como eixo principal do trabalho de conclusão da pós-graduação no LIMS – Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (NY). Posteriormente, foi também número de circo contemporâneo (Cidade do México – Cirko De Mente) e, em seguida, teve uma versão mais extensa (Toulouse - École Lido). Ao longo dos últimos dois anos tal investigação serviu de base para o estudo do Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA/UFF, quando o espetáculo solo Mundano foi concebido e apresentado. Muitas reflexões já foram geradas em torno do corpo que se relaciona com outros objetos na cena, assim como o quanto tais objetos podem condicionar a forma destes corpos, gerando novas expressividades a partir das possíveis relações estabelecidas. A performance junto aos objetos, assim, aflora a constância da abertura dos corpos entre si e junto ao público. No caso da acrobacia aérea, a adaptabilidade contínua entre o corpo e o objeto se faz necessária para a própria manutenção do movimento, fora do contato com o chão.

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