Entre o Corpo e o Papel: Investigação Sobre a Influência da Respiração na Formação Técnico-artística do Bailarino Contemporâneo

Por: J. Ferreira e S. M. Geraldi.

69º Reunião Anual da SBPC

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa trata de um estudo prático-teórico sobre a relação entre a respiração e a formação técnico-artístico do bailarino contemporâneo. Fundamenta-se em métodos de Educação Somática, com os quais entrei em contato dentro do curso de Graduação em Dança, e que têm, como um dos componentes trabalhados, a relação respiração-movimento, com foco no aprimoramento da percepção corporal do corpo que dança. Uma das perguntas que norteou esse estudo foi: a respiração pode levar a uma facilitação da organização postural e da apropriação técnico-corporal no decorrer de um processo de aprendizagem? O processo de pesquisa, bem como a análise dos resultados, buscou articular três eixos: a compilação de estudiosos que tratam sobre o tema, os laboratórios práticos individuais para entendimento no corpo e o entrelaçamento entre teoria e prática.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.