Entre o Drama e a Tragédia: Pensando os Projetos Sociais de Dança na Cidade do Rio de Janeiro.

Por: Monique Ribeiro de Assis.

211 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi: a) investigar os sentidos dos projetos sociais em dança oferecidos gratuitamente a comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, conforme expressos nos discursos dos alunos e veiculados pela imprensa escrita; b) explicitar as construções imaginárias que norteiam as práticas cotidianas desses projetos; e, c) identificar como se manifestam as relações entre o ensino da arte e a formação para cidadania na estrutura formal e no desenrolar cotidiano dos projetos. Para tanto, utilizou-se uma ,trilha metodológica composta pela análise do discurso dentro da concepção desenvolvida por Eni P. Orlandi (1988, 1993, 1996) e pelos estudos de etnometodologia apresentados por Coulon (1995). O estudo se desenvolveu em dois momentos, que corresponderam à necessidade de verificar o que a ,sociedade pensa dos projetos sociais, que constou da análise do discurso jornalístico sobre o tema em questão e o que a pesquisadora captou a partir de sua imersão no campo investigado, onde utilizou-se de um diário de campo e de ,um roteiro de entrevista semi-estruturado. Em relação ao discurso da mídia impressa verificou-se, a partir de 20 reportagens jornalísticas, que o imaginário instituído considera as crianças envolvidas nos projetos como seres marcados ,pela falta, adjetivados como excluídos, carentes, desviantes e desvalidos. O papel dos projetos, então, resume-se a idéia moralizante de correção social, bem como uma forma de caminho para se abandonar a condição de excluído. Ao mesmo ,tempo em que há um apagamento do lúdico, há uma ênfase numa abordagem racional que imputa à dança um conteúdo utilitário. A dança vem servindo a alguma coisa que não coloque em risco a sociedade instituída. Ela não é fim; ,definitivamente, ela vem sendo racionalizada para servir de instrumento de manutenção dos valores. As observações de campo se realizaram em quatro projetos sociais e envolveram diferentes aspectos que ultrapassavam a dimensão da dança, mas que são indissociáveis da produção de sentido que toda essa prática gera. Características abrangentes do projeto como localização, condições materiais, origem e formação dos profissionais se juntaram a detalhes como vestuário, murais, gírias, corte de cabelo, enfim, indícios que denotam o imaginário do projeto e as formas como estes alunos expressam sua adesão e identificação a diferentes vivências da dança. Nesta investigação percebeu-se outros significados ,para os projetos tais como: heterogeneidade, identidade, divertimento, deslocamento de sentidos entre as relações do ócio e trabalho, da casa e rua, desilusão, imbricações com o patrocínio e os vários interesses em jogo, preconceitos, segregação.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=632&listaDetalhes%5B%5D=632&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.