Editora Lexia. Brasil 2011. None páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO COLETÂNEA DO V CBAA ENTRE O URBANO E A NATUREZA: A INCLUSÃO NA AVENTURA
Alcyane Marinho

O lazer tem sido foco crescente de interesse pela ciência em diversos estudos, nas mais diferentes áreas do conhecimento, o que ressalta a diversidade nas abordagens, apontando as mudanças de valores e paradigmas atuais referentes a esse tema. O significado desse interesse em focalizar o lazer como campo de estudo tem inúmeras justificativas e causas, especialmente pautadas na possibilidade de se perscrutar os objetivos, expectativas e desejos diretamente associados a vivências humanas mais significativas.

Essas relevantes discussões são temas cada vez mais presentes nos estudos no âmbito do lazer, tendo em vista a necessidade de mudanças constantes e assimilação de novos valores vigentes. No sentido de fomentar as reflexões sobre os impactos culturais de tais alterações axiológicas, surge o Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Criado em abril de 2000, no Departamento de Educação Física, do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro (SP), o LEL tem como proposta o desenvolvimento de estudos, pesquisas e intervenções relativos às diversas temáticas componentes do lazer, englobando uma diversidade de enfoques. São focalizadas as questões sociais do lazer, em diferentes contextos, atreladas às noções de tempo livre e trabalho e às especulações sobre a cultura da vivência do lazer e suas discrepâncias, como a desigualdade de oportunidades, o surgimento da indústria do consumo do lazer, entre tantos outros.

Com base no crescente interesse por atividades de aventura, a área do lazer, igualmente, vem dedicando maior atenção a estas práticas, as quais merecem o olhar mais atento e constante das mais diferentes áreas de conhecimento.

As atividades de aventura representam um campo bastante vasto de atuação e pesquisa, tendo em vista que não há uma precisão sobre quais atividades podem ser designadas sob este termo, incluindo experiências em terra, água e ar. Questões sobre a formação profissional, as competências requeridas para o exercício da profissão; a segurança; a didática; entre diversas outras, são temas constantemente abordados e que merecem devida reflexão e análise.

Diante deste amplo interesse e contraditória problemática existente sobre o fenômeno, o LEL se mobilizou para organizar um encontro específico sobre a temática, com o intuito de oportunizar um avanço qualitativo para o segmento.

Nesta perspectiva, surgiu o Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) por intermédio da iniciativa do LEL, motivado pelo crescimento emergente do interesse de pesquisadores e profissionais em encontrar um espaço de discussão para investigar respostas às problemáticas envolvendo as atividades de aventura na natureza, vem se tornando um polo de reflexões reconhecido nacionalmente.

O CBAA é um evento científico, de caráter itinerante, que tem como objetivo ser um polo de reflexões, implementando as discussões acerca do universo das atividades de aventura, congregando múltiplos olhares sobre a temática do lazer na atualidade, gerindo e disseminando essas informações e conhecimento em todo o território nacional.

Sua primeira versão (I CBAA, 2006) foi realizada em Balneário Camburiú (SC) com a participação de cerca de 70 congressistas, discutindo "A aventura no Brasil". O II CBAA (2007) foi realizado na Universidade de Governador Valadares/UNIVALE (MG), norteando a temática "Atividades de Aventura e Desenvolvimento Regional", sendo organizado em uma parceria do LEL com o Curso de Educação Física da UNIVALE, contando com 142 participantes. O III CBAA (2007) aconteceu na cidade de Santa Teresa (ES), sob a organização do LEL em parceria com o Curso de Educação Física e do Núcleo Universitário de Ar Livre (NUAr). A temática
do congresso foi "Conquistando Novas Vias", tendo a participação de 230 congressistas. IV CBAA desenvolveu-se em Mucugê, na Chapada Diamantina (BA), em parceria do LEL com a Rede de Ensino FTC e seus programas de extensão FTC Verde e FTC Ativa. O V CBAA, em 2010, foi realizado na cidade de São Bernardo do Campo (SP), em trabalho conjunto entre o LEL e a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), e com o apoio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer/Ministério do Esporte, tendo a participação de 272 congressistas.

Neste contexto, esta coletânea, subsidiada pelo Fundo de Apoio ao Esporte do Município, tem como propósito divulgar o teor das palestras ministradas no V CBAA, além de contribuições de textos preparados por alguns membros da comissão científica deste evento.

Refletir sobre as diversas possibilidades de manifestação da aventura, seja no contexto do lazer, do turismo ou do esporte, seja em ambientes artificiais, urbanos, ou naturais, é uma tarefa importante e emergente na atualidade, a qual foi incumbida a importantes professores do segmento que, nesta oportunidade, está sendo compartilhada com vocês.

Uma ótima leitura a todos!

APRESENTAÇÃO: COLETÂNEA DO V CBAA ENTRE O URBANO E A NATUREZA: A INCLUSÃO NA AVENTURA
Alcyane Marinho

APRESENTAÇÃO DOS AUTORES 

AS ATIVIDADES DE AVENTURA NO MERCADO CORPORATIVO
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro

CONFERÊNCIA DE ABERTURA DOS JOGOS DE MORTE AO JOGO  DE VIVER EM MONTANHA: SOBRE O ALPINISMO SOLITÁRIO

David Le Breton,

A INCLUSÃO DE DEFICIENTES NAAVENTURA: “SUPERANDO PARADIGMAS”
Alessandro de Freitas, Dimitri Wuo Pereira

SKATE: DE VILÃO A MOCINHO
Flávio Antônio Ascânio Lauro

AS ATIVIDADES DE AVENTURA E A CONFIGURAÇÃO DO ESTILO PRÓ-ATIVO NO LAZER
Gisele Maria Schwartz, Jossett Campagna, Giselle Helena Tavares

A ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVENTURA NA ESTRUTURA DA ESCOLA
Laércio Claro Pereira Franco

ATIVIDADE DE AVENTURA EM AMBIENTES ARTIFICIAIS
Luciano Andrade Bernardes

A GESTÃO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS E AS ATIVIDADES DE AVENTURA
Mirleide Chaar Bahia

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
José Antonio Basso Scaleante, Oscarlina Aparecida Furquim Scaleante, Vamir dos Santos

A ATIVIDADE DE AVENTURA E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSAS PRÁTICAS NA NATUREZA
Sidnei Raimundo

AS ATIVIDADES DE AVENTURA NO CONTEXTO URBANO: CENÁRIOS E POTENCIALIDADES
Ricardo Ricci Uvinha

CONEXÕES ENTRE LAZER, ESPORTE E NATUREZA
Alcyane Marinho

Arquivo