Resumo

O Esporte como conteúdo nas aulas de Educação Física foi escolhido como objeto deste estudo. Estudos e pesquisas têm constatado a predominância do Esporte nas aulas em face da preferência dos atores para tais práticas corporais. Ao deparamos com a realidade da escola pública, a Educação Física enquanto disciplina é sempre associada às modalidades esportivas coletivas que sempre tem a visibilidade da mídia, diante disso se torna importante a busca de pedagogizar diferentes conteúdos esportivos para uma ampliação da cultura corporal da criança, Porém, outras modalidades devem compor o corpo de possibilidades de vivencias pelos alunos. Em virtude da inquietação frente esta realidade, especialmente no âmbito da Educação Física Escolar, após decisão participativa junto com os alunos, optamos pela prática do Badminton. Uma das motivações no âmbito escolar com as práticas esportiva e de lazer, numa perspectiva de educação para o lazer foi a rica possibilidade de vivencias desta modalidade tomando a realidade do aluno. Este presente trabalho busca identificar a configuração da prática do Badminton na escola, relacionada às ações educativas de lazer e o rebatimento dessas ações na formação da cultura como uma nova estratégia para uma Educação para e pelo Lazer. Utilizando-se de uma abordagem crítico-superadora e etnometodológica este estudo tem como universo a Escola Estadual Timbi, na cidade de Camaragibe-PE, que integra o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem como base os fundamentos da Educação para e pelo Lazer, orientados pelo Núcleo interdisciplinar de Estudos do Lazer – NIEL, da Universidade Federal de Pernambuco. Como procedimentos de pesquisa realizamos intervenções, observação participante, entrevista narrativa e seminário como procedimentos para coleta de dados junto aos alunos da Escola Timbi. Até o momento, os dados nos mostram ser esta prática de uma riqueza significativa no sentido da interação na relação aluno-professor-conteúdo, possibilitando um ensino numa perspectiva interdisciplinar, o que tem dinamizado e motivado as aulas de Educação Física nesta escola. Destaca-se também, a descoberta de uma nova cultura e de uma nova prática corporal. A problematização realizada na construção das vivências exercita o resgate da memória lúdica aos atores a partir das vivencias e do enfrentamento às inquietações diante de uma prática de cunho inovador na cultura esportiva e de Lazer que possibilita e estimula a pensar formas mais amplas de práticas corporais e todas as dimensões às quais estão inseridas.