Entre Pontas, Coques e Pliês: Aprendizagem da Dança Clássica no Contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes

Por: Leandra Fernandes Resende.

Licere - v.14 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho teve como objetivo registrar, descrever e analisar o que e como os  praticantes aprendem no contexto de prática de dança clássica. Para isso, foi realizada  uma pesquisa etnográfica no Centro de Formação Artística (Cefar) do Palácio das Artes,  no decorrer do ano de 2010. Tomado como uma prática cultural, o balé clássico,  ganhou destaque nesse contexto, uma vez que é a modalidade ofertada na primeira  metade do curso básico de dança, e que continua sendo trabalhada no restante do curso.  As aprendizagens do balé nesse contexto foram descritas e analisadas com base na  teoria da forma escolar (VICENT, LAHIRE E THIN, 2001), da Aprendizagem Situada (LAVE E WENGER, 1991) e da educação da atenção (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b).  Esta pesquisa procurou dar relevância ao conjunto de elementos que envolvem a  aprendizagem da dança — a incorporação da habilidade (INGOLD, 2000; 2001a;  2001b), ou seja, de significados, disposições corporais, tipos de atenção, emoções e  conhecimentos que caracterizam a prática. O trabalho de campo revelou que a  aprendizagem da dança, muito mais do que uma sequência de movimentos, envolve a  constituição de disposições corporais, modos de agir e expressar, que acontecem por  meio da imitação das professoras, dos colegas, dos alunos de outras turmas, da intensa  repetição dos exercícios e dos movimentos. Assim, a aprendizagem da dança é  incorporada a partir do engajamento na prática, da imersão no contexto, da participação,  em um contexto que é formado por uma rede de relações onde estão presentes: o espaço,  a música, o próprio corpo, o corpo do outro, os instrumentos.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV14N02_tc1.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.