Envelhecimento, Atividade Física, Massa Corporal e Arco Plantar Longitudinal Influenciam no Equilíbrio Funcional de Idosos?

Por: Isabel de Camargo Neves Sacco.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.22 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Este estudo visou buscar relações entre características antropométricas e de equilíbrio funcional em uma amostra de 45 idosos fisicamente ativos, relacionando algumas variáveis selecionadas entre si - IMC, faixa etária, tempo de prática de atividade física, ndice do arco longitudinal medial, alcance funcional e escore do teste de Tinetti. Estas relações oram investigadas com o intuito de verificar se as variáveis antropométricas, idade e prática de atividade ísica têm influência no equilíbrio funcional de idosos. O arco longitudinal foi mensurado por meio da mpressão plantar e então classificado de acordo com o Índice do Arco de CAVANAGH E RODGERS (1987). O ndice do Arco apresentou significantes mudanças de acordo com o IMC, tendo uma maior incidência de pés lanos com o IMC > 25 kg/m2 (p = 0,0173). O tempo de prática da atividade física ou a idade dos ujeitos não influenciaram de maneira significativa nas variáveis de equilíbrio. A faixa etária também não nfluenciou no tipo de pé. O equilíbrio funcional de idosos fisicamente ativos não sofreu influência do empo de prática de atividade física, IMC e tipo de arco longitudinal plantar.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v22n3/v22n3a02.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.