Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde

Por: Organização Mundial da Saúde.

60 páginas. Organização Pan-Americana da Saúde. 2005

Send to Kindle


Sobre a Obra

Este Projeto de Política de Saúde busca dar informações para a discussão e formulação de planos de ação que promovam um envelhecimento saudável e ativo. Foi desenvolvido pela Unidade de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma contribuição para a Segunda Assembléia Mundial das Nações Unidas sobre Envelhecimento realizada em abril de 2002, em Madri, Espanha.

A versão preliminar deste projeto foi intitulada "Saúde e Envelhecimento: Um Trabalho para Discussão" foi publicado em 2001 e traduzido para francês e espanhol. No mesmo ano, foi amplamente divulgado para recebimento de críticas e sugestões (inclusive em oficinas realizadas no Brasil, Canadá, Países Baixos, Espanha e Reino Unido). Em janeiro de 2002, realizou-se um encontro de especialistas no Centro para o Desenvolvimento da Saúde da OMS em Kobe, Japão, com 29 participantes originários de 2 países. Recomendações e comentários detalhados provenientes desse encontro, além das críticas e sugestões recebidas anteriormente, foram compilados para completar esta versão final.

Uma monografia complementar, intitulada "Envelhecimento ativo: da evidência à ação", está sendo preparada em colaboração com a Associação Internacional de Gerontologia (AIG) e estará disponível no sítio http://www.who.int/hpr/ageing, onde também são fornecidas informações sobre envelhecimento sob uma perspectiva de curso de vida.

Uma contribuição da Organização Mundial da Saúde para a Segunda Assembléia Mundial sobre Envelhecimento
Madri, Espanha, abril de 2002

Endereço: http://www.saude.sp.gov.br/resources/profissional/acesso_rapido/gtae/saude_pessoa_idosa/envelhecimento_ativo_idoso.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.