Envelhecimento Bem-sucedido e as Aprendizagens no Esporte Competitivo: Uma Forma de Adaptação de Atletas Que Praticam Corrida

Por: Sionara Tamanini de Almeida.

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia - v.14 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Um arranjo conceitual que descreve o processo de envelhecimento bem-sucedido na perspectiva life-span é o modelo de estratégias denominado de seleção, otimização e compensação. Tais estratégias evocam maneiras de alcançar objetivos de vida e promovem crescimento pessoal. Compensar ou otimizar atitudes através das aprendizagens é o foco do estudo que teve como objetivo investigar as aprendizagens de atletas durante os anos de prática da modalidade esportiva da corrida através de uma pesquisa qualitativa realizada com atletas do sexo masculino provenientes de diferentes clubes e sociedades esportivas do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário sociodemográfico, após uma triagem realizada com 83 atletas. O grupo de 11 atletas entrevistados ( χ = 59,91; DP = ±10,58 anos) demonstrou em suas respostas diferentes tipos de aprendizagens que garantiram desenvolvimento pessoal e no esporte e os auxiliaram em atividades cotidianas. Além disso, para desenvolver essas aprendizagens, os atletas utilizaram vários tipos de espaços e pessoas, o que demonstrou que eles são seres autônomos diante do seu aprendizado e vão à busca da solução para seus problemas.

Palavras-chave: Medicina do comportamento . saúde do idoso . Medicina esportiva. Envelhecimento. Aprendizagem. Psicologia do desenvolvimento.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v14n2/v14n2a05.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.