Envolvimento dos Torcedores de Futebol nas Redes Sociais, Satisfação e Intenções Comportamentais

Por: .

Licere - v.22 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Esta tese teve como objetivo compreender o envolvimento dos torcedores de futebol nas redes sociais e o seu efeito na satisfação e nas intenções comportamentais. Realizaram-se cinco estudos interdependentes usando uma amostra de 425 torcedores de um clube da principal liga de futebol de Portugal. O primeiro estudo teve por objetivo propor e examinar um modelo conceptual para o envolvimento dos torcedores de futebol nas redes sociais por intermédio dos componentes da comunidade do clube, relação clube-adepto nas redes sociais, relação adepto-adepto nas redes sociais e cocriação de valor pelos torcedores nas redes sociais. Complementarmente, procurou-se avaliar o impacto do envolvimento na satisfação e nas intenções comportamentais. Os quatro estudos subsequentes analisaram isoladamente o efeito de cada um dos componentes propostos para o envolvimento na satisfação e intenções comportamentais. Os dados foram analisados através de análise fatorial confirmatória e modelos de equações estruturais. Os resultados do primeiro estudo sugerem que o envolvimento dos torcedores de futebol nas redes sociais pode ser medido pelos componentes da comunidade do clube, relação clube-adepto nas redes sociais, relação adepto-adepto nas redes sociais e cocriação de valor pelos torcedores nas redes sociais, confirmando o modelo conceptual proposto nesta tese. Complementarmente, o constructo do envolvimento mostrou um efeito positivo na satisfação com o clube e redes sociais e nas intenções comportamentais online e offline. Por fim, os resultados dos quatro estudos subsequentes sugerem que a comunidade do clube, a relação clube-adepto nas redes sociais, a relação adepto-adepto nas redes sociais e a cocriação de valor pelos torcedores nas redes sociais também influenciam positivamente na satisfação e nas intenções comportamentais. Implicações para a gestão dos clubes, limitações e direções para futuras pesquisas são discutidas a partir dos resultados obtidos.

Endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/12333

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.