Envolvimento em Brigas Entre Adolescentes de Santa Catarina: Associação com Fatores Sociodemográficos e Atividade Física

Por: Bruno Lapolli, Gabrielli Thais de Mello, , , Kelly Samara da Silva, Marcus Vinicius Veber Lopes, Margarethe Thaisi Garro Knebel e Rafael Martins da Costa,.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.6 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos do presente estudo foram testar possíveis diferenças entre os sexos quanto ao envolvimento em brigas nos últimos 12 meses e analisar a associação desse comportamento com fatores sociodemográficos e a participação em atividade física em rapazes e moças. Foram avaliados 6529 estudantes (15 a 19 anos) do ensino médio da rede pública estadual do estado de Santa Catarina. Dados sociodemográficos, o envolvimento em brigas e os tipos de atividades físicas foram investigados por meio de questionário previamente testado. Utilizou-se de análises de regressão logística binária bruta e ajustada. Os rapazes (36,9%) relataram maior envolvimento em brigas em relação às moças (26,0%, p<0,05). Rapazes que residiam em área urbana (OR: 1,45) e não moravam com a família (OR: 2,22), assim como moças que estudavam no período noturno (OR: 1,26) apresentaram maiores chances de envolverem-se em brigas. Adolescentes de 17 a 19 anos possuíam chances reduzidas de envolverem-se em brigas (OR Rapazes:0,66; OR Moças: 0,80) comparados aos de 15 e 16 anos. A prática de atividades coletivas nos rapazes (OR: 1,56) e a prática combinada de atividades coletivas e individuais em rapazes (OR: 1,91) e moças (OR: 1,36) foram associadas ao envolvimento em brigas. Conclui-se que rapazes foram mais propensos a se envolverem em brigas, principalmente os mais novos, aqueles que não moravam com a família e que residiam em área urbana. Em ambos os sexos, o envolvimento em brigas foi maior entre os praticantes de atividades físicas coletivas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n6p686

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.