Epidemiologia e Saúde: Prevalência das Lesões Musculares Esqueléticas (lme) Esportivas em Instituições Cíveis e Militares (exército Brasileiro) da Cidade de João Pessoa

Por: João Aguinaldo do Nascimento, João Marcos Ferreira de Lima, Leandro Batista de Carvalho, , Rodrigo Benevides Ceriani e Sidney dos Santos Pinheiro.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.12 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a prevalência de lesões musculares esqueléticas (LME) a partir do relato médico. Realizou-se um estudo descritivo, não-probabilístico, amostra de 10 médicos cíveis e militares que atendem em média 03 clínicas. A coleta de dados iniciou-se pela visita às clínicas e aplicação do instrumento que foi um questionário. A análise estatística utilizou pacote SPSS, para média, desvio padrão, percentual relativo e acumulativo. Os resultados encontraram: 40,0% ortopedistas traumatologistas; 40,0% dos atendidos entre 19 a 24 e 40,0%, 25 a 30 anos; desporto de maior nº de atendimentos: 100% futebol, 70,0% voleibol; tipo de LME: 30,0% entorses do tornozelo e 30,0% fratura; segmento mais acometido: tornozelo 60,0% e joelho 40,0%; afastamento para o tratamento: 50,0% 3 semanas; afastamento definitivo da prática: 90,0% se afasta 10%; 30,0% das LME são provocadas por falta de estrutura física para o tipo de esforço; 50,0% das LME acontecem na quadra descoberta. O coeficiente médio da prevalência encontrou 185,88 casos para LME esportivas de acordo com um mês de investigação. O futebol é o desporto que mais destina praticantes às clínicas e o tornozelo é o segmento mais afetado, sendo a entorse uma das LME mais freqüentes, ocorrendo nas quadras externas. PALAVRAS-CHAVE: Lesões musculares esqueléticas, desporto, epidemiologia.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/541/565

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.