Equações Preditivas Para Obtenção da Frequência Cardíaca Máxima Diferem Entre Si, Mas Não com o Teste de Esforço.

Por: Emanuele Antonia Moreira de Lima,, Jose Isaias de Lima Junior, Lys Hanrhara Teixeira de Sousa, Rodrigo de Andrade e Oliveira Lopes, Sabrina Souza Augusto, Victor Hugo Barreto Mulato,, Walas Vieira Pereira e Yarla Mirela de Souza Carvalho.

43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte Simpoce

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A frequência cardíaca máxima (FCmax) é uma variável importante para o controle e prescrição do treinamento cardiorrespiratório. Através dela, pode-se adequar a intensidade de esforço durante o exercício. As equações preditivas são muito utilizadas como forma de encontrar a FCmax. No entanto, existem questionamentos acerca da aplicabilidade dessas equações, sugerindo-se que os seus resultados podem divergir entre elas e dos obtidos em teste de esforço. OBJETIVO: Comparar os valores da FCmax obtidas por meio de equações preditivas com os valores obtidos após um teste incremental (TI) máximo em homens jovens. MÉTODO: Dez homens jovens, aparentemente saudáveis (22,0 ± 3,5 anos; 66,9 ± 5,63 kg; 173,9 ± 5,2 cm; 4,6 ± 2,2 % de gordura; 22,2 ± 2,3 kg.m-2) foram submetidos a um TI em esteira rolante, para obtenção da FCmax, iniciando-se a 4km.h-1 com incrementos de 1km.h-1 por minuto, até a exaustão voluntária em que foi obtida a FCmax. A partir da idade dos voluntários, foi estimada a FCmax utilizando as equações: 220 – idade e 208 – (0,7 x idade). Estatística descritiva com média e desvio padrão foi adotada. Teste de Shapiro Wilk foi realizado para verificar a normalidade da distribuição dos dados e Anova com delineamento para medidas repetidas foi utilizada com alfa de 5%. O software utilizado foi o SPSS 22.0 for Windows. RESULTADOS: Diferença significativa foi encontrada (Figura 1) entre a FCmax estimada pelas equações 220 – idade vs. 208 – (0,7 x idade) (198,0 ± 3,5 bpm vs. 192,6 ± 2,5 bpm; p<0,001). No entanto, ambas não apresentaram diferença significativa quando comparadas à FCmax obtida no TI (197,9 ± 6,5 bpm; p > 0,05). CONCLUSÃO: Conclui-se que os valores de FCmax obtidos pelas equações preditivas, apresentam diferenças significativas entre si, no entanto, não diferem do valor obtidos no TI.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.