Equilíbrio em Adultos e Idosos:relação Entre o Tempo de Movimento e Acurácia Durante Movimentos Voluntários à Postura do Pé.

Por: Silvana Aparecida Wieczorek.

83 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Avaliar o desempenho em tarefas que desafiam o equilíbrio é fundamental para o acompanhamento e o diagnóstico de possíveis alterações no controle da postura. Ainda não há um entendimento satisfatório sobre o controle da postura e as alterações do equilíbrio relacionadas ao envelhecimento, o que justifica a busca de novos protocolos para avaliar o equilíbrio de idosos. No presente trabalho foi estudado o desempenho de adultos e de idosos durante uma tarefa de equilíbrio dinâmico na postura em pé: movimento voluntário cíclico nas direções ântero-posterior (a-p) e médio-lateral (m-l). Foi utilizado o recurso de feedback visual do centro de pressão para testar o paradigma proposto por FITTS (1954) que relaciona o tempo de movimento (TM) e a acurácia do movimento. Os resultados confirmaram a relação direta entre TM e acurácia para os adultos na direção a-p, como já reportado na literatura. Essa relação também foi observada para a direção m-l. Para os idosos, a relação entre TM e acurácia também foi observada para as duas direções, embora para a direção m-l esta relação não tenha sido sempre significante. Os adultos apresentaram TMs maiores na amplitude de 4 cm e os idosos apresentaram TMs maiores na amplitude de 8 cm. Os adultos foram mais acurados do que os idosos. Os idosos não variaram a acurácia do movimento em função da dificuldade das condições. Os TMs dos adultos e dos idosos na direção m-l foram maiores do que os TMs na direção a-p. Em geral, o desempenho dos adultos bem como o dos idosos foi afetado pela acurácia do movimento, mas de forma diferenciada.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1346&listaDetalhes%5B%5D=1346&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.