Equilíbrio Corpo-mente-espírito: Representações Sociais de Saúde Por Alunos Participantes do Projeto Exercício Físico e Promoção de Saúde

Por: Cristiane Maria Amorim Costa, Cristiano José Martins de Miranda, Jerusa Mônica de Abreu Souza, José Silvio de Oliveira Barbosa e Maria Lúcia Alves Cavaliere.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos, têm-se observado uma preocupação acentuada com a atividade física relacionada a promoção de saúde. O termo saúde, durante muito tempo, foi caracterizado, simplesmente, como a ausência de doenças. Contudo, sabe-se que o conceito de Saúde está associado a uma condição humana com dimensões física, social e psicológica. Como um dos objetivos do projeto Exercício Físico e Promoção da Saúde para Servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é a realização da educação em saúde, visando a mudanças de hábitos de vida prejudiciais à saúde, surgiu a seguinte questão norteadora deste estudo: Qual a representação de saúde, para servidores saudáveis, participantes do projeto de atividade física e promoção de saúde? Este estudo objetivou identificar e analisar o significado do conceito de saúde, através das representações dos participantes deste projeto. Tratou-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, com embasamento metodológico na Teoria das Representações Sociais. Os atores sociais foram 14 alunos do projeto, 6 homens e 8 mulheres, com idade de 26 a 43 anos. Os dados foram coletados por meio da técnica de colagem e de entrevista não estruturada, ao final de uma sessão de treinamento. A análise dos dados apontou para a definição de saúde como o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Foram considerados importantes para a manutenção deste equilíbrio a alimentação adequada, a prática de atividade física, lazer, família, estabilidade emocional e financeira, educação e o contato com a natureza. Concluímos que entre os participantes a visão de saúde é holística.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.