Resumo

Com aumento de praticantes da escalada e com algum apoio na divulgação pela mídia, as crianças estão sendo atraídas para esse esporte. Apesar da prática de escalar e trepar já fazer parte do desenvolvimento natural dessa criança, ela geralmente não é sistematizada na escola, pois assim que começamos a engatinhar já tentamos subir em sofás e cadeiras (PEREIRA, 2007). Toda criança utiliza a escalada para interagir com o mundo. O objetivo desse trabalho é mostrar para o professor de educação física a possibilidade de forma simples e segura a aplicar uma aula de escalada na escola mesmo não tendo uma vivência em esportes de aventura, e, assim ajudar a quebrar o paradigma de que a escalada não é uma prática segura para se aplicar dentro da aula de educação física. Segundo (AURICCHIO, 2009) propor aulas diferentes ligada aos esportes radicais é uma forma de atrair o interesse do grupo, mesmo que os alunos não tenham o material próprio, a escola pode fornecer para uso coletivo, uma forma simples para realizar a vivência para os alunos. Segundo Pereira (2007) é possível transformar paredes comuns de tijolos em paredes de escalada apenas fazendo buracos, que servirão de agarras. Outra forma de adaptar uma parede de escalada é também furando a parede, com parafusos e buchas comuns, fixar agarras artificiais que podem ser feitas com pedaço de madeira e pedras (PEREIRA, 2007).

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