Resumo

Com base na Teoria da Autodeterminação, esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da Educação Esportiva na satisfação das necessidades psicológicas básicas no processo de ensino-aprendizagem esportivo que ocorre na Educação Física. Os participantes foram 44 alunos do ensino médio (22 homens e 22 mulheres; M idade = 16,32 , idade SD = 0,57) e 2 professores de educação física pré-serviço. O delineamento foi um estudo quase experimental com, a priori, grupo controle não equivalente, utilizando medidas pré e pós-intervenção e intra e inter-análises. A intervenção consistiu em 12 sessões de basquete, tanto para o grupo experimental ( n = 22), que desenvolveu a Educação Esportiva, quanto para o grupo controle ( n= 22), que desenvolveu o ensino tradicional. Os resultados mostraram que a Educação Esportiva melhorou significativamente os níveis de autonomia, competência e relacionamento que precisam de satisfação na análise intergrupal e na análise intragrupo. Em sua conclusão, indicou-se a adequação da Educação Esportiva para contribuir com o desenvolvimento da satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem do esporte na Educação Física.

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