Resumo

Impulsionada por um vigoroso processo de desenvolvimento ocorrido no Brasil na década de ,70 do século XX, a formação superior de professores de Educação Física na cidade de ,Florianópolis – SC é posta em cena e recebe as luzes de nossas indagações. Imbuída da missão ,de abrir as portas da capital catarinense à profissionalização superior na área, a Escola ,Superior de Educação Física (ESEF) ocupa o lugar central deste estudo na medida em que sua ,influência se mostra inegavelmente singular e relevante à constituição do campo. Edificado ,sobre os alicerces da Sociologia e da Nova História Cultural assumindo, portanto, uma ,perspectiva sócio-histórica, o presente estudo busca entender a criação da ESEF em suas ,diversas dimensões, como peça-chave de uma estratégia nacional que visou dar valorização e ,ênfase ao papel da Educação Física e conseqüentemente, do profissional formado, dentro de ,sua política educacional. O interesse pela formação especializada de mão-de-obra parecenesse sentido, ter feito parte de um conjunto maior de interesses que envolviam o campo da ,Educação Física, onde todos os seus elementos concorriam a um alvo único, norte e base da ,política educacional militar: atingir a infância e a juventude brasileira com os ares da saúde e ,da qualidade de vida. Se, num primeiro momento, nos preocupamos em avistar a ESEF "de ,fora", instalando-se no campo da formação de professores antes como uma organização social ,e depois, como instância certificadora de uma nova posição profissional, em seguida, nossa ,intenção foi entendê-la enquanto um projeto, aquilo que ao mesmo tempo deveria dar forma e ,vazão à identidade pretendida, à formação que oferecia e, sobretudo, aos profissionais que por ,ela passariam.

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