Resumo

Apesar da diversidade de projetos de prevenção e educação sexual implementados nas escolas, a presença de meninas grávidas tornou-se uma situação cotidiana em nossas escolas. Investigações e meios de comunicação diferentes relatam como esse problema tem aumentado. A gravidez em uma primeira idade não só constitui um risco da saúde da jovem mulher, geralmente também há o abandono escolar, a sua estabilidade emocional é afetada e pode ser causa do aumento dos círculos de pobreza. A partir da educação física pode-se fazer contribuições significativas que respondam às necessidades da escola gestante, melhorar suas condições de vida, favorecendo sua inclusão de forma positiva na vida escolar, contribuindo também para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, crescimento social , Afetivo e cognitivo, considerando também que as experiências durante a gravidez podem trazer importantes benefícios no projeto de vida, o que representa um dos principais desafios para a educação física; Nesse sentido, a pesquisa tem como perspectiva contribuir para a construção de alternativas que possibilitem orientar a aula de educação física, facilitando a inclusão de escolares grávidas de maneira oportuna, adequada e participativa. Para tanto, foi realizado um processo de pesquisa qualitativa, com desenho teórico fundamentado, em que foram entrevistadas adolescentes grávidas e professoras de Educação Física de diferentes instituições de ensino de Bogotá, obtendo informações sobre as percepções e significados que elas têm da educação física durante a gravidez. possíveis alternativas didáticas.

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